Role-playing game

Opinion

Desenho de Will e a Tiamat: Stranger Things e o RPG

, updated , Comment regular icon0 comments

Neste texto iremos falar sobre a influência dos personagens de Dungeons & Dragons na criação dos antagonistas da série Stranger Things, em especial a possível relação entre Tiamat e o desenho de Will.

Edit Article

Uma das coisas mais legais de Stranger Things é observar as semelhanças entre os vilões do seriado e os antagonistas apresentados pelas aventuras de Dungeons & Dragons.

Na quarta temporada, observei que a personagem Henry Creel não só é obcecado por aranhas, mas também faz um desenho que remete à deusa Llolth de D&D em um caderno (inclusive acredito que ainda veremos algum antagonista inspirado nesta antagonista na próxima temporada da série, mas não entrarei em detalhes). Sobre ela, você pode ler um texto que escrevi clicando aquilink outside website.

Ad

Sobre Tiamat em Stranger Things

Neste texto irei falar sobre uma possível referência a um outro desenho, o de Will, aquele que a Eleven pede para ser feito e que traz o grupo de adolescentes lutando contra um dragão de três cabeças.

desenho feito por Will na série Stranger Things
desenho feito por Will na série Stranger Things

Sim iremos falar DA Tiamat.

Muito provavelmente você a conhece do desenho de 1980 “A Caverna do Dragão” e a primeira coisa que preciso dizer é que apesar da dublagem masculina da personagem, ela se identifica com o gênero feminino no RPG desde sua criação em 1975.

Origem de Tiamat no D&D

No livro, “Supplement I: Greyhawk” os dragões ganharam dois regentes, os quais viriam a ser futuramente as duas principais divindades de seu panteão: um dragão de platina, rei dos dragões com alinhamentos leiais e neutro, enquanto os dragões cromáticos passar a ter a “rainha dos dragões caóticos”. Se você não conhece o que são os alinhamentos, sugiro que você leia um texto sobre eles clicando aquilink outside website.

Em 1985, a trilogia “Dragonlance” (publicada originalmente entre 1984 e 1986) trouxe um cenário no qual os dragões teriam sua própria religião, logo rei dragão de platina recebeu o nome de Paladine e a rainha dos dragões caóticos, o nome de Tahkisis. De acordo com a própria Wizards of the Coast estes personagens seriam respectivamente as divindades Bahamut e Tiamat, mas com nomes diferentes. E justamente a partir deste momento, que Tiamat passou a ser considerada não um simples monstro, mas uma divindade dentro do multiverso de Dungeons & Dragons. (veja hyperlink).

Sim, no jogo D&D temos um multiverso formado por diversos mundos ou cenários diferentes que forma sendo construídos para abarcar as diversas possibilidades narrativas e gêneros de fantasia. Enquanto o cenário de Greyhawk era um pouco mais sombrio, Forgotten Realms temos um mundo extremamente rico em magia. Em Dragonlance, diversos clichês do gênero de capa e espada e em Ravenloft narrativas de terror.

Image content of the Website

Voltemos a Tiamat. Esta divindade maligna se manifesta com a aparência de um dragão com 5 cabeças, cada uma com uma cor diferente (preto, azul, verde, vermelho e branco) representando cada um dos dragões cromáticos. Em D&D, os dragões cromáticos possuem alinhamentos malignos, enquanto os dragões metálicos (latão, cobre, bronze, prata e ouro) possuem alinhamentos benignos.

Canonicamente, existem diversas explicações para o nascimento da deusa Tiamat. Uma dessas versões, é um mito existente no cenário de Forgotten Realms.

De acordo com esse mito, Asgorath (uma espécie de mãe dragão primordial) criou o mundo deste cenário, e após lutar contra uma outra divindade primordial, foi partida em dois gerando Tiamat e Bahamut (Guia dos Aventureiros da Costa da Espada, p. 111).

Ad

ilustração de Erik-Hus combatendo Asgorath
ilustração de Erik-Hus combatendo Asgorath

Outro desses mitos, associado aos dragões vermelhos, afirma que a explosão de um “Sol-cristal” é que foi responsável pela morte de Asgorath, e que de seu sangue surgira dragões vermelhos (uma metáfora para Tiamat de acordo com monges do Forte Vela). Um desses dragões que não lamentou a morte de seu criador, teria se cortado deixando seu sangue cair em Toril (nome do mundo onde se passam as histórias do cenário Forgotten Realms) gerando a vida existente naquele mundo, e mais um dragão chamado de “The Renegade”- que seria Bahamut (Draconomicon, 1990, p.1-2). Este mito mostra uma face de Tiamat que remete ao desenho de Will.

Tiamat em Stranger Things: por que defendem que está na série

Apesar de termos diversos mitos sobre o nascimento de Tiamat, todos eles remetem ao fato dela ter sido exilada para um canto obscuro do multiverso após sofrer uma derrota. Esse canto obscuro seria a primeira camada dos Nove Infernos, local onde ela está presa como castigo por ter assassinado uma antiga divindade dos gigantes no decorrer dos primeiros anos de existência de Toril, o que tonaria necessário o uso de um complexo ritual mágico para invoca-la ao plano material (ver “Elegy of the first wolrd” no prólogo do livro “Fizban’s treasury of the dragons” e “Mordekeinen tome of foes” p. 11).

Aqueles que consideram ser Tiamat como a possível vilã da próxima temporada de Stranger Things, associam esta incapacidade dela de deixar sua prisão com a necessidade dos portais abertos pelo Henry Creel/ Vecna na série.

Tiamat em Stranger Things: por que não estaria na série

Image content of the Website

Por fim, caso você queira descobrir o motivo que me leva a desconsiderar Tiamat como a inspiração de um protagonista na série Stranger Things, eu recomendo que você leia a campanha “Out of the Abyss” de D&D.

O parágrafo a seguir contém revelações do enredo: Nessa campanha, os jogadores precisam lidar com a presença do Demogorgon no plano material. Com o andamento da campanha, os jogadores descobrem que a deusa drow Llolth, com o intuito de aumentar o seu domínio no plano do Abismo, expulsou o Demogorgon de seu reino. Sobre a Tiamat, recomendo a consulta a campanha “Rise of Tiamat” que inclusive ainda tenho vontade de jogar.

Se você chegou até aqui e gostaria de saber mais sobre o que inspirou a criação do vilão Henry Creel, ou sobre o Stanic Panic, sugiro que você leia este artigolink outside website.