Role-playing game

Review

Dungeons & Dragons: Honra entre Rebeldes - easter eggs e referências ao RPG

, Comment regular icon0 comments

Explicaremos de maneira sumária neste texto algumas referências e easter eggs que observamos ao assistir o trailer do filme "Dungeons & Dragons: Honra entre Rebeldes". Confira!

Edit Article

Se você assistiu Stranger Things, provavelmente conhece por nome o jogo de interpretação de personagens Dungeons & Dragons de nome por ter visto algumas partidas sendo jogadas pelos personagens da série.

Talvez também seja provável que você tenha visto o primeiro trailer do filme “Dungeons & Dragons: Honra Entre Rebeldes”, que veio cheio de pistas sobre o que podemos esperar ver em breve nas telonas, todas elas relacionadas aos módulos oficiais editados pela Wizards of the Coast.

Não assistiu ao trailer ainda? Confira abaixo!

Ad

Listamos aqui algumas das pistas, e trazemos algumas explicações para as pessoas que não conhecem muito sobre o jogo e suas devidas referências aos livros de D&D:

Personagens e suas respectivas classes (“profissões”):

Chris Pine: classe – Bardo, Harpista

Michel Rodriguez: classe - Bárbara

Justice Smith: meio-elfo, classe - Feiticeiro

Sophia Lillis: tiefling, classe - Druida

Hugh Grant: novo Lord de Nevenunca.

Sim, a druida que vemos se transformar em um urso-coruja é uma tiferina. Mas o que diabos é isso? A pergunta foi um chute na trave: tiferinos são indivíduos que possuem em sua ancestralidade alguma relação com ínferos.

Neste jogo, existem regras que possibilitam a criação de personagens que possuem influência direta de outros planos que não o material.

Image content of the Website

Antes de iniciar as reclamações, os tiferinos podem ter as mesmas colorações de pele que os seres humanos ou diversos tons de vermelho. O que todos eles possuem em comum são os chifres e a cauda que os remetem à sua proximidade com os planos inferiores, segundo o Livro do Jogador, p.42, de D&D.

Organizações

Explicitamente tivemos duas organizações indicadas pelo trailer, sendo os Harpistas e os Magos Vermelhos de Thay.

Os Harpistas

símbolo dos Harpistas
símbolo dos Harpistas

Os Harpistas são uma organização de magos e espiões que se opõe a toda sorte de abuso de poder, seja ele mágico ou político (Livro do Mestre, p 21). Apesar de dispersa por toda Faerûn (nome do continente onde se passam a maior parte das aventuras do cenário Forgotten Realms e do filme de D&D), esta é uma organização descentralizada e muito atuante por trás dos bastidores de alguns acontecimentos presentes em diversas campanhas.

Image content of the Website

Levando-se em conta que o símbolo desta organização está presente em um broche utilizado pelo personagem de Chris Pine, imagino que esta organização tenha certa importância no enredo, pois os Magos Vermelhos de Thay representam o oposto daquilo que os Harpistas defendem.

Magos vermelhos de Thay

símbolo dos Magos Vermelhos de Thay
símbolo dos Magos Vermelhos de Thay

Thay é uma região distante daquela aonde provavelmente irá se passar o filme, e que vive sob uma ditadura controlada por um grupo de Magos.

Além de ser conhecido pelo abuso do poder mágico, o governo de Thay ficou conhecido pelos jogadores de D&D por sua postura expansionista e pelo uso militar de magos, que são facilmente reconhecidos por suas vestes vermelhas, corpos tatuados e por rasparem totalmente seus cabelos.

Na campanha “The Rise of Tiamat”, entre as páginas 9 e 12 há uma breve apresentação destas organizações. Outra fonte de informações, porém menos acessível ao leitor brasileiro, é o suplemento digital “Thay Land Of The Red Wizards” disponível no site DM's Guild.

Ad

Maga Vermelha
Maga Vermelha
.

Possível spoiler abaixo! Caso queira ler mesmo assim, clique na tarja!

Acredito que a maga da imagem acima seja a personagem Valindra Shadowmantle, uma importante agente de Thay que teve grande importância na reconstrução da cidade de Nevenunca (Neverwinter Campaign Setting, p. 104, 2011).

O item que ela manipula provavelmente é um dos chifres de Orcus. Orcus é considerado o lord demoníaco dos mortos vivos, e o seu chifre possui a capacidade de sugar a energia vital das pessoas transformando-as em zumbis.

A coisa toda se complica, pois Valindra é uma maga que está subordinada ao mago Szass Tam é um lich (mago imortal com a aparência de um zumbi) que faz parte do governo magocrata de Thay ( romance "Spellbound", p. 109) e faz uso de um exército de mortos vivos em suas operações (suplemento: "The Grand History of the Realms. p. 154. ). Estas informações podem ser a explicação do mal que os heróis pretendem combater no filme.

Monstros

Todos os monstros que identifiquei foram:

- Urso Coruja;

- Mímico;

- Pantera deslocadora;

- Cubo Gelatinoso (tadinho do coadjuvante que se jogou nele...);

- Dragão Negro;

- Dragão Vermelho.

Diga-se de passagem, todos esses monstros se tornaram cards do jogo Magic: the Gathering recentemente.

detalhe da cena onde aparece o cubo gelatinoso
detalhe da cena onde aparece o cubo gelatinoso
.

E com menção honrosa ao dragão vermelho que está parecido com o dragão conhecido como Themberchaud, que vive nas cavernas de Umbraeterna (veja mais informações sobre este local abaixo) em um reino de anões cinzentos.

Esses anões passaram a ter alguns problemas políticos ao mesmo tempo que a influência negativa de um tal Demogorgon passou a se manifestar em boa parte da população local (campanha “Out of the Abyss, p. 55).

Image content of the Website

Localidades

Umbraeterna (Underdark)

Image content of the Website

Umbraeterna (Underdark) é o nome não de um reino, nem uma cidade, mas todo o conjunto de túneis e cavernas existentes por todo o subterrâneo do cenário de Forgotten.

Lar de diversas criaturas hostis, esta região é mais conhecida pelos jogadores de D&D por abrigar a cidade dos elfos drow nomeada como Menzoberranzan. Para as pessoas que não conheçam muito sobre D&D, os drow são elfos que não conseguem viver sob a luz solar e aqueles que vivem na ciadade de Menzoberranzan são seguidores da divindade aranha Lolth. A campanha Out of the Abyss possui muitas informações sobre Umbraeterna.

Costa da Espada

mapa da Costa da espada
mapa da Costa da espada

As demais localidades se relacionam com uma região conhecida como Costa da Espada, localidade explorada pela grande maioria dos livros mais recentes publicados pela Wizards of the Coast e por diversos vídeo games, tais como a série Baldur's Gate e Neverwinter Nights.

Ad

Revel’s End

Image content of the Website

Revel’s End (nome sem tradução oficial) é uma prisão com um formato parecido com o de uma estrela de seis pontas localizada em uma região gélida do continente de Faerûn.

Esta prisão é controlada pela “Aliança dos Lordes”, organização política que reúne membros importantes das cidades Nevenunca, Portão de Baldur, Águas Profundas, Lua Argêntia, Mirabar, Daggerford, Yartar e o forte anão Salão de Mithrall. São encarcerados aqui criminosos políticos e espiões que não possuam contatos que possam amenizar suas penas após serem flagrados em suas atividades. Esta localização foi descrita na campanha “Icewind Dale: Rime of the Frostmaiden” p. 154-158.

Nevenunca (Neverwinter)

Image content of the Website

Nevenunca (Neverwinter) é uma cidade que, apesar de próxima das Terras Gélidas, possui temperaturas amenas devido às atividades de um vulcão dormente que mantêm as temperaturas amenas. Este vulcão foi responsável pela destruição parcial da cidade, levando-a a um recente processo de reconstrução. (Guia dos Aventureiros da Costa da Espada, p. 51-53).

Mas, voltando para informações que possa vir a relacionar o filme com as campanhas oficiais de D&D, estruturas e labirintos subterrâneos também estão presentes nesta região. Inclusive, a maior delas pode ser acessada por meio de uma taberna existente em Águas Profundas (Waterdeep) e foi descrita pela campanha “Waterdeep: Dungeon of Mad Mage”.

Águas Profundas (Waterdeep)

Image content of the Website

Águas Profundas (Waterdeep), por fim, é a cidade mais cosmopolita e mais rica cidade mostrada no trailer. Se você não encontrar algo que deseja no comércio desta cidade, dificilmente encontrará algum comerciante em posse daquilo que você procura. (Guia dos Aventureiros da Costa da Espada, p 55 – 57).

Se em termos econômicos a cidade é bastante estável, politicamente ela não o é: um atentado aos governantes foi descrito no romance “Death Masks” escrito por Ed Greenwood. Após esta ocorrência o governo da cidade foi reformulado e, devido a vagas ociosas, atiçou a cobiça daqueles que gostariam de comprar uma vaga como lorde desta cidade. Uma descrição detalhada desta localidade (incluindo fações e organizações ilegais) está presente na campanha “Waterdeep: Dragon Heist”.

Finalizando

Caso você tenha encontrado alguma referência não explorada neste texto, basta deixar um comentário logo abaixo. Possui alguma teoria sobre o enredo do filme? Está apostando que ocorrerá uma homenagem aos personagens de "Caverna do Dragão"? Comente também!

Agradeço a leitura e peço que você compartilhe este texto com seus amigos. Até o próximo!