Role-playing game

News

Gen Con: Da cozinha de casa para o mundo!

, updated , Comment regular icon0 comments

A GenCon é um dos maiores eventos de jogos analógicos e RPGs do mundo. Ele começou bem pequeno, mas hoje é um evento mundial e terá a sua segunda edição online neste ano.

Edit Article

Vou te contar uma pequena história de um evento de jogos. Para começar, quem criou esse evento foi um dos autores de Dungeons & Dragons, mesmo antes de começar a escrever o jogo, e essa convenção era um encontro de jogos de guerra em uma pequena cidade do interior dos EUA, que era anunciada em fanzines e começou na garagem da casa do organizador.

Essa convenção, que começou com um punhado de jogadores, lá em 1968, atualmente é um dos três maiores eventos de jogos analógicos do mundo, atraindo empresas do segmento dos principais mercados e a partir de 2020 passou a ser um evento realmente global com uma versão on-line. Se você é mais ligado nesse universo de jogos analógicos, já sabe que estamos falando da Gen Con!

Ad

Por mais incrível que possa ser, a Gen Con foi um evento criado por Gary Gygax,e a primeira edição “extraoficial” ocorreu na casa dele, na cidade de Lake Geneva, estado de Wisconsin, em 1967; sendo mais uma reunião de amigos que não puderam ir a um evento regional de jogos de guerra, que gerou o embrião do evento que ocorreria no ano seguinte, quando o jovem Gary alugou um galpão para sediar, em sua cidade, este evento. Na realidade o garoto Gary foi mais um patrocinador.

O próprio Gary Gygax em uma das suas últimas participações na Gen Con
O próprio Gary Gygax em uma das suas últimas participações na Gen Con

No evento em 1969, o encontro passou a ser conhecido informalmente por Geneva Convention, referência ao local em que sediava, bem como aos vários acordos diplomáticos conhecidos como Convenção de Genebra (Genebra é uma cidade na Suíça onde houve a assinatura de diversos acordos diplomáticos), o que fazia todo o sentido, porque até aquele momento o evento era somente um encontro de jogadores de war games.

Mas como diria o poeta: “a vida é uma caixinha de surpresas”, e neste evento de 1969, Gary Gygax conheceu Dave Arneson, que ao longo daquele ano e do ano seguinte desenvolveram as regras do jogo que viria a ser, segundo a maioria daqueles que estudaram o assunto, o primeiro RPG: Dungeons & Dragons.

Com os anos a pequena cidade de Geneva não suportaria o crescimento do evento que passou por vários locais, vindo a se estabelecer em Indianápolis, por fim. Em anos pré-internet, a Gen Con fez eventos em várias cidades na Europa, Austrália e em outras cidades dentro dos EUA como eventos paralelos ao principal ao longo dos anos 90 e 00, este que se tornou o principal evento de RPG no mundo e um dos maiores congressos de jogos de tabuleiro, cartas (Magic: The Gathering fez sua primeira aparição pública por lá em 1993) e jogos de guerra.

Essa turma toda está somente jogando Starfinder e Pathfinder, na área reservada à Paizo
Essa turma toda está somente jogando Starfinder e Pathfinder, na área reservada à Paizo

Contudo, em razão da pandemia de Covid-19 que acomete o mundo desde 2020, o evento do ano passado não ocorreu presencialmente e a organização resolveu expandir o plano de um evento paralelo totalmente online, fazendo-o chegar a diversos países em que jamais puseram as miniaturas antes. Evento que este que vos escreve participou com um singelo curso para mestres sobre o uso do Roll20 que não foi capaz de encher um fusca.

Já em 2021, com a melhora das condições sanitárias e o avanço da vacinação nos EUA, haverá o evento presencial, mas com o enorme sucesso da Gen Con Online, neste ano teremos os dois eventos correndo em paralelo!

Se um dia você for lá, leve muito dinheiro e malas
Se um dia você for lá, leve muito dinheiro e malas

Mas o que há de bom numa Gen Con Online?

Tirando o fato de que você não vai poder ir para os EUA (o dólar pela hora da morte e a restrição de entrada de brasileiros em praticamente qualquer lugar do mundo), certamente não terá acesso a comprar com exclusividade os principais lançamentos do mercado de RPG, assistir a palestras com autores e executivos de empresas, comprar os dados mais lindos que a imaginação alcance (e vendidos por peso) e aquelas miniaturas que todos desejam, tem muita coisa que você pode fazer na convenção on-line!

Ad

O óbvio e principal são as mesas de jogos de RPG (todas on-line e bastante caprichadas), seja as oficiais das editoras (tanto as gringas quanto as nacionais) todas mestradas em português (você pode tentar jogar em inglês também, mas é mais difícil conseguir vaga), mas também há diversas palestras, aqui no Brasil, com vários membros de editoras e produtores de conteúdo famosos. Essas palestras de editoras são muito interessantes porque eles falam do que estará por vir em termos de lançamentos no futuro próximo. E também há muitas promoções! E o melhor, tudo de graça!

Entretanto, se você quiser participar, principalmente como mestre ou palestrante, é bom ficar ligado nas datas.

A submissão de eventos será entre os dias 20 de junho a 17 de julho, a inscrição na convenção será partir de 27 de junho e a Gen Con Online 2021 ocorrerá nos dias 16 a 19 de setembro de 2021.

Tem tudo no site Gen Con Onlinelink outside website. Para mais informações sobre a programação do evento nos acompanhe aqui, porque assim que tivermos mais novidades deixaremos vocês por dentro!