Role-playing game

Opinion

Melhores temáticas de jogo para iniciantes no RPG

, updated , Comment regular icon0 comments

Este artigo busca sanar uma grande dúvida dos jogadores iniciantes e apresentar caminhos para se familiarizar com os mais diversos conjuntos de regras.

Edit Article

Qual o conjunto de regras mais amigável aos jogadores iniciantes?

Indo direto ao ponto, qual o conjunto de regras mais amigável aos jogadores iniciantes? Essa é uma dúvida bastante comum e a resposta é muito simples: o sistema mais amigável é aquele com que você se identifica mais!

Um erro comum é considerar o sistema de regras o mais importante nos jogos, quando, na verdade, essas mecânicas são uma abstração criada a partir de uma temática e de um gênero narrativo que inspirou o jogo. Ou seja, existem jogos e sistemas de RPG equivalentes a cada gênero de filme ou livro que você deve conhecer.

Ad

Logo, a minha intenção nesse texto seria a de apresentar alguns materiais que permitem a jogadores iniciantes lerem regras de RPG sem ter a necessidade de efetuar uma imersão em manuais extensos e mais complexos. Essas sugestões serão agrupadas de cordo com o gênero que cada jogo possui.

PULP

O Pulp, ou narrativa de polpa, é o queridinho dos fãs de filmes tais como os da série Indiana Jones. Histórias de mistério e aventura ocorridas no decorrer da Belle Époque (período histórico compreendido entre o fim do século XIX e as duas primeiras décadas do século XX) são o que caracteriza este gênero.

O Jogo Godess save the Queen representa muito bem este gênero por permitir que os jogadores interpretem agentes secretas do governo britânico que viajam o mundo em busca de relíquias místicas. Além de incentivar o uso de personagens femininas e favorecer a participação de mulheres no hobby, este jogo subverte um pouco o tipo de narrativa Pulp clássica que normaliza a dominação inglesa que ocorreu antes da eclosão da Primeira Guerra Mundial: ao invés de entregar todas as relíquias de bandeja aos ingleses, as personagens possuem a opção de manter certos itens escondidos ou cedê-los para agentes que lutam pela descolonização da África e da Ásia.

Você pode ter acesso gratuitamente ao conjunto introdutório de regras e a uma aventura pronta clicando aquilink outside website para acessar o site da Secular Games.

Fantasia Medieval

Senhor dos Anéis, Lankhmar, Guerra dos Tronos... todas essas histórias lhe servem como inspiração caso você jogue uma aventura de Dungeons & Dragons. Muito provavelmente você deve conhecer este jogo, mas pelo belo material presente no kit introdutório faço menção a ele neste artigo.

Image content of the Website

Uma outra opção, tanto pela existência de um kit introdutório, quanto pelo baixo custo de acesso, é o sistema Old Dragon, que busca reviver a experiência de jogar os primeiros sistemas de RPG que surgiram na década de 1970. Quer viver aventuras tais como a de Conan? Esta é a sua melhor opção, e basta clicar aquilink outside website para conhecer o jogo.

Ficção Científica

Para bem ou para mal, o lançamento do jogo de vídeo game Cyberpunk 2077 lançou luz a este gênero de história. Provavelmente você já deve saber que o videogame foi baseado em um jogo de RPG de mesa, Cyberpunk Red, que infelizmente está disponível apenas em inglês. Caso você se interesse por este tipo de narrativa, pode vir a gostar de Shadowrun, jogo que popularizou a concepção de um ciberespaço totalmente imersivo que vemos em alguns filmes como Matrix e Jogador Nº 1.

Em Shadowrun, você interpreta um personagem que precisa sobreviver em um mundo onde as grandes empresas possuem mais poder do que os governos nacionais, e onde magia e tecnologia convivem amigavelmente. Sim, você pode optar por criar um elfo hacker que rouba dados de empresas farmacêuticas ou um orc que possui implantes cibernéticos e toca em uma banda de rock. O cenário pode ser estranho inicialmente, mas a mistura entre fantasia e ficção científica realmente criou um jogo muito interessante.

Ad

Image content of the Website

Caso você prefira aventuras espaciais, talvez Space Dragon lhe seja um jogo interessante, principalmente caso você se interesse por aquela ficção científica de 1950 e cenários retrofuturistas como o do filme Marte Ataca.

Image content of the Website

Por sua vez, se você se empolgou recentemente com Cowboy Beebop irá gostar do jogo Rebel Rebel, que ainda está em desenvolvimento, mas que já possui regras de teste disponível. Sim, nesse jogo você pode criar um caçador de recompensas, ou um explorador espacial, colocar sua banda de rock favorita para tocar no rádio de sua nave e sair explorando o universo enquanto busca a sua próxima fonte de renda.

Tanto o Space Dragon, quanto o Rebel Rebel, podem ter suas regras iniciais acessadas clicando aquilink outside website e aquilink outside website.

Super Heróis

Gênero que dispensa apresentações devido à grande quantidade de filmes e séries que temos disponíveis atualmente. O que infelizmente não temos é um grande número de kits para iniciantes que queiram jogar algo baseado neste gênero.

No momento em que escrevo este texto, tive acesso a um resumo das regras do jogo City of Mist, que ainda está sendo traduzido para o português pela editora Retropunk, e que permite aos jogadores criarem uma narrativa bastante parecida com as histórias dos quadrinhos do selo Vertigo da DC. Essas regras você encontra clicando nesse linklink outside website.

Image content of the Website

Infelizmente não encontrei também regras voltadas para iniciantes que gostam de histórias de horror e de investigação, mas acredito que este artigo já tenha contribuído para ajudar algumas pessoas a encontrarem novos jogos. Até a próxima!