Ocorreu neste último final de semana o conjunto de transmissões que a Wizards of the Coast organizou para celebrar o lançamento de sua última campanha The Wild Beyond the Witchlight, na qual os jogadores de D&D poderão conhecer a trupe circense dos dois elfos shadar-kai que trocaram de lugar com a eladrin Isolde (você pode ler mais sobre isso neste artigo sobre Ravenloft) e visitar um dos Domínios existentes no plano de Feywild.
Ad
Além do lançamento deste novo módulo, os desenvolvedores de jogos Ray Winninger, Liz Schuh, Chris Perkins e Jeremy Crawford apresentaram algumas informações sobre o que está por vir nas próximas publicações da empresa no painel “Future of D&D”.
Apresento a seguir um breve resumo do que foi exposto:
1. Um novo manual chamado Mordenkainen Presents: Monsters of the Multiverse será lançado em 2022, em uma caixa junto com o Xaxa (“Guia de Xanathar para todas as coisas”) e o “Caldeirão Incomensurável de Tasha”. Após alguns meses do lançamento da caixa, o novo manual estará disponível para ser adquirido individualmente.
O que ele traz de novidade? Novos monstros e a revisão de alguns outros, incluindo alinhamentos e adequando as habilidades de conjuração presentes nas fichas deste manual, tornando mais fácil que novos narradores consigam preparar as aventuras. No quinto item deste texto, teremos um exemplo de como essas mudanças irão ocorrer.
Ainda sobre este novo manual, se eu não estiver equivocado, serão 250 monstros sendo revisados e cerca de 30 “raças” que inicialmente não estão nos módulos básicos, sendo reunidos nesse material.
Segue algumas imagens disponibilizadas pela Wizards do conteúdo deste novo manual:
Além da mudança de arte em referência ao Magic: the Gathering, ocorrerão mudanças nas informações presentes nas fichas dos npc’s e nas dos monstros simplificando as habilidades das criaturas aos novos narradores.
Este clérigo terá mudanças com relação a suas habilidades mágicas, perdendo slots e passando a ter outro tipo de habilidade especial, chamada como Holy Fire na apresentação.
2. Dois cenários clássicos serão adaptados para a 5E de D&D. Um cenário totalmente novo foi mencionado.
O rascunho de uma das capas destes novos manuais de cenário foi divulgado. Nela temos o Boo, hamster de estimação do queridinho Minsc que recentemente saiu como um card de MtG.
Se eu puder especular qual possa ser este cenário, acho que devemos considerar que Minsc é um Guardião que vive afirmando que seu companheiro seria, na verdade, um hamster espacial gigante que foi encolhido por algum motivo.
Ad
Pois bem, hamsters espaciais gigantes já haviam surgido anteriormente no cenário de campanha Spelljammer com seus barcos/naves espaciais e viagens pelo espaço dos cenários de D&D. Você pode ler mais sobre este cenário clicando aqui.
Ao observar o nome do novo manual de monstros, confesso que a primeira coisa que meio em mente foi Planescape, cenário onde todo o multiverso de D&D se reunia. Contudo, não necessariamente apostaria em algum cenário semelhante ao que foi publicado na segunda edição do jogo, mas espero ver mais sobre Sigil, a cidade que se encontra no centro do multiverso de D&D, em alguma publicação futura.
3. Para as comemorações de 50 anos deste jogo de RPG, teremos um novo conjunto de regras básicas sendo publicadas. Estas regras não serão consideradas uma sexta edição, mas uma espécie de atualização das regras existentes na edição atual, o que em minha opinião não deixa de ser uma edição 5.5 do jogo.
Mesmo com uma possível retrocompatibilidade entre as edições 5.0 e 5.5 do D&D, estou um pouco cético sobre como isto poderia vir a funcionar, principalmente com as alterações recentes nas regras de criação de personagens que foram sendo apresentadas em manuais como o de Tasha. Tenho receio de que a consulta a diversos manuais da edição 5.0 acabem sendo a única para que essa compatibilidade realmente funcione.
4. Novas coletâneas de aventuras como a Candlekeep Mysteries serão publicadas futuramente, o que permitirá à Wizards continuar investindo na adaptação de aventuras clássicas para a edição 5.5 do RPG.
5. Por fim, alguns arquivos foram disponibilizados para demonstrar como serão parte destas modificações que estão por vir.
Caso você consiga ler textos em inglês, pode acessar um arquivo que traz novas regras para draconatos metálicos ao clicar aqui. As regras são bem simples, e basicamente trazem novas opções para criação de personagens.
Também foi possível dar uma espiadinha em uma nova opção para a classe Guardião que estará disponível no "Fizban's Treasury of Dragons". Com estas regras, os personagens podem escolher como companheiro animal um dragão. Isso mesmo, fã do livro "Eragon", você poderá ser companheiro de um dragão e sair voando nas costas dele por aí! As regras foram disponibilizadas aqui.
O terceiro e último spoiler foi de um material que facilita a observação de como serão as novas descrições dos monstros e, ao mesmo tempo, conhecer o novo Dragão lunar.
O dragão apresentado neste material é nativo de Feywild e possui habilidades para se conectar com os sonhos de outras criaturas ou de influenciá-las mentalmente.
Mesmo que sejam habilidades semelhantes a magias já existentes no jogo, o nome delas não é citado na descrição, que trouxe simplesmente um resumo daquilo que o dragão é capaz de fazer, o que vai de encontro com as modificações anunciadas para o "Monsters of Multiverse".
Ad
— Comentários0
Seja o primeiro a comentar