Espadas e Feitiçaria é um termo cunhado por Fritz Leiber, escritor norte-americano, para representar um subgênero da fantasia e fantasia histórica, geralmente caracterizado por heróis envolvidos em combates mortais, emocionantes e violentos.
Fritiz Leiber sugeriu para o termo Espada e Feitiçaria após trocas de correspondências com Michael Moorcock (autor de Elric de Melniboné). Leiber juntamente com Moorcock e Robert E. Howard (autor de Conan) são até hoje conhecidos como os pais do subgênero.
Leiber ganhou muitos prêmios, entre eles Hugos, Nebulas, Fantasy Awards e é também considerado o segundo Grande Mestre da Fantasia pelos participantes da Convenção Mundial de Ficção Científica de 1975 (Woldcon), após o prêmio inaugural póstumo a J.R.R Tolkien.
Ad
Leiber encontrou sua maturidade como autor através das histórias do bárbaro Fafhrd e seu parceiro, o ladrão e ex-aprendiz de mago, Gato Cinza, e retornando à série em diversos pontos, concluindo em uma saga de sete livros, compilando todas as histórias sobre os personagens que foram escritas ao longo de cinquenta anos.
Fafhrd e Gato Cinza são notáveis entre histórias de Espadas e Feitiços, pois ao longo de suas histórias, os dois amadurecem, assumindo novas responsabilidades e até mesmo formando suas famílias. Os dois personagens são referências para adaptações de muitos cenários e universos de outras histórias, quadrinhos, RPGs, e até mesmo sendo aludidos por outros grandes autores de fantasia.
Confira a degustação do design do Livro:
A Sagen Editora está trazendo para o Brasil em um projeto inédito e altamente audacioso o financiamento do primeiro livro da saga. Espadas e Feitiçarias contêm uma introdução e as três histórias da origem da dupla Fafhrd e Gato Cinza, em um volume com 192 páginas. Pela primeira vez no Brasil teremos as aventuras originais em Lankhmar.
O projeto de financiamento iniciado em agosto conta com prazo para finalizar em 4 de outubro, e para o projeto a Editora conta com um super time de colaboradores como a tradutora Ana Cristina Rodrigues, uma das maiores especialistas em literatura fantástica e Espadas e Feitiçaria do Brasil, tradutora de C.L Moore, uma das mais notáveis autoras de Espadas e Feitiçarias, além de ter créditos em muitos livros de fantasia e RPG, incluindo a editoração na Editora Sem Saída, especializada em fantasia e adquirida pela Editora Arqueiro.
Entre os colaboradores do projeto também está o ilustrador Cláudio Pozas, assinando a ilustração da capa. Pozas é bastante conhecido pelas suas ilustrações para Dungeons & Dragons e Magic: The Gathering, além de também assinar as ilustrações do livro Lankhmar: Bem-vindo a Nehwon para o RPG Savage Worlds. Segue uma arte de Cláudio Pozas:
Não podemos também deixar de falar de Bernardo Hasselman que assina as ilustrações internas. Ele que é um entusiasta de fantasia e fanático pela obra de Leiber, além de ser conhecido por suas ilustrações em plataformas digitais como Foundry, VTT e Roll 20. Conheçam um pouco mais das artes dele:
E finalizando o time, temos o letrista e diagramador Arion Wu, que tem créditos em inúmeros trabalhos, dentre eles, é bastante conhecido dos fãs de Espadas e Feitiçarias brasileiros por seu exímio trabalho na trilogia de livros do Conan, o Bárbaro publicados no Brasil pela editora Pipoca & Nanquim.
Ad
Ficou curioso? Conheça o projeto no Catarse.
— Kommentare0
Sei der erste der kommentiert