Role-playing game

Opinion

Como vender seu RPG na internet: Guia completo de sites e marketplaces

, updated , Comment regular icon1 comments

Dungeonist vai acabar, mas sua loja não precisa acabar também! Quer saber pra onde ir e continuar suas vendas ou conseguir novos RPGs? Esse Artigo vai te mostrar!

Edit Article

Você lê PDFs de RPG?

Se sim, provavelmente já ouviu falar do Dungeonistlink outside website.

Criado em 2017 como um marketplace de RPGs nacionais, cresceu rapidamente como uma plataforma acessível para criadores de conteúdo, sejam editoras profissionais ou criadores indies em começo de carreira.

E depois de 5 anos e já consolidada no mercado como a principal forma de venda de RPGs brasileiros, foi um choque tanto para os conteudistas que lucravam com seus projetos quanto para os consumidores cativos do site o aviso repentino de seu fechamento.

Ad

Usando termos técnicos: Deu ruim.

Não vou entrar nos méritos dessa decisão, cada empresa sabe o que faz. Inclusive torço para que o selo Dungeonist torne-se cada vez melhor e maior como editora de jogos assim como dito em seu aviso oficial.link outside website

Mas ainda assim, nós temos agora um problema.

Dungeonist possuía dezenas de editoras e centenas de PDFs de RPG que precisarão encontrar um novo caminho de publicação e, sem uma ferramenta tão acessível quanto ele, criadores de conteúdo terão que correr para alternativas acessíveis se quiserem continuar vendendo.

E por conta dessa situação e também para apresentar formas válidas de publicação para todos que tenham algum projeto, decidi fazer essa lista dos maiores marketplaces do mundo focados em nosso hobby e também as alternativas mais indicadas de venda online pros nossos joguinhos.

Quer começar sua carreira de game design, editora online ou pelo menos ganhar um troquinho com suas ideias? Vem comigo, esse artigo é pra você.

Image content of the Website

Tipos de Loja

Antes de começar sua loja é necessário saber que tipo de loja você quer criar.

Atualmente existem várias maneiras de negociar arquivos online, sejam pdfs, epub ou qualquer outro que não dependa do envio físico do material.

A lista que darei adiante, tirando casos bem específicos, se resume nessas três categorias:

Loja Online

Não tem mistério, é a loja que você já está acostumado a comprar.

Você paga pelo produto e ele é inserido em seus arquivos para download sempre que quiser. Geralmente lojas online são feitas pensadas em uma única editora ou game designer.

Marketplace

Similar a uma loja online, mas não é focada apenas em uma única editora.

Na verdade, ela permite a criação de “mini lojas” dentro da mesma ferramenta, então alguém que entre no marketplace verá produtos e ofertas de diferentes lojas dentro de um mesmo local acessível por um mesmo cadastro.

Marketplaces estão cada vez mais famosos, temos exemplos como da Amazon ou Facebook com enormes estruturas de venda onde literalmente quem quiser pode se tornar dono de sua loja online usando as estruturas consolidadas da ferramenta que, normalmente, cobra uma porcentagem de cada venda feita como pagamento pelo serviço.

Vendas Diretas

Com uso de Redes sociais e o famoso boca a boca, você pode obter lucro vendendo manualmente.

Com a venda direta, o dono do conteúdo e o cliente tratarão entre si as condições da compra, o que por um lado é vantajoso, pois reduz drasticamente o trabalho de manutenção de uma loja e os custos que possam ser gerados pelo serviço, mas por outro não é tão prático, escalonável e seguro.

Image content of the Website

Onde vender

DriveThru RPG

Parte do grupo “OneBookShelf” focado em marketplaces digitais, o DrivethruRPGlink outside website é a maior loja online do mundo focada em pdfs de RPG.

Ad

Tanto em tamanho, segurança e relevância, o DriveThru RPG entrega aos seus clientes e consumidores uma estrutura sólida para a compra e venda de material digital e é reconhecido até pelas maiores editoras da indústria, que contam com suas versões digitais neste site.

Seu sistema de publicação é acessível para todos os idiomas, mas seu foco é fundamentalmente em inglês. Por mais que você possa publicar material em outras línguas, não espere um grande sucesso orgânico com elas, você terá que correr atrás de sua clientela.

Outro ponto negativo é que, justamente pela fama e acesso a materiais de alta qualidade, você encontrará concorrência pesada. Seu material estará disponível junto a grandes títulos e, se não houver um trabalho de marketing, acabará chamando pouca atenção.

Ainda assim é o principal marketplace atual e deve ser levado em consideração sempre que falamos de vendas online de RPG.

Dungeon Master Guild (DMS GUILD)

DMsGuildlink outside website é basicamente o braço do DriveThru RPG focado em materiais da Wizards of the Coast, o D&D que todo mundo conhece.

Usa literalmente a mesma estrutura do DriveThru, mas focado nesses materiais e com um público de nicho já habituado a comprar materiais, o que pra quem quer produzir focado nesse sistema é uma ótima facilidade, seu público já está lá dentro de um só lugar.

Nas descrições dizem que a própria Wizards pode se interessar por materiais e chamar criadores de conteúdo para criações oficiais da empresa. Não sei o quão comum é isso ou se de fato acontece, mas a chance existir é sempre legal.

ITCH.IO

Na minha experiência com criadores nacionais, vejo muito pouco se falar sobre o Itch.iolink outside website, o que é uma pena, pois é um site realmente interessante.

Misturando loja, marketplace, comunidade e centro de encontro para game jams (Competições de criação de jogos), o Itch.io tem uma quantidade enorme de criadores indies publicando, analisando e vendendo seus projetos, sejam jogos digitais ou nossos RPGs de texto.

Ainda que não tenha a mesma relevância na temática “RPG” do que o DriveThru, ele acaba apresentando vantagens que o outro não tem. Especialmente se tratando de RPGs indies, minimalistas, sistemas fora da caixa e experimentais que encontram nessa comunidade um público muito mais acessível do que em outros marketplaces, até pela natureza focada nas “jams” anteriormente, ainda que pela quantidade de conteúdo disponibilizado de tantas formas seja difícil se manter relevante contando apenas com a sorte.

Financiamento Coletivo (Crowdfunding)

No Brasil, financiamentos coletivos de RPG costumam ter resultados surpreendentemente positivos. Não é incomum projetos serem financiados em menos de 24h, mesmo os pequenos acabam tendo muitas chances.

Não vou me aprofundar (neste artigo) na criação de um financiamento, mas se você já tem uma base de fãs ou é capaz de chamar atenção para seu projeto, pode ser uma forma de trazer resultados bem lucrativos.

É claro, você cria um vínculo de responsabilidade com quem ajuda, nada é pior que um financiamento atrasado ou que não dê o que promete.

Ad

O principal site para financiamento coletivo de jogos no Brasil é o Catarse, e outras opções como o Vakinha são possíveis.

Apadrinhamentos e Assinaturas

Ao invés de vender um único projeto, você pode buscar o apoio mensal de fãs do seu trabalho de maneira contínua a partir de mensalidades que garantam benefícios e produtos.

Essa é, talvez, a forma mais diferente da lista e requer que você se veja como um criador contínuo de conteúdo.

Geralmente apadrinhamentos são feitos para canais de vídeo, streamings ou artigos, mas um game designer criativo que busque crescer nesse meio pode obter sucesso lançando jogos, atualizações e um contato constante com seu público.

A principal ferramenta para apadrinhamentos no Brasil é o Apoia.se, que garante listas de benefícios específicas para os níveis de apoio (valor doado mensalmente) assim como informações sobre o sucesso da campanha e atualizações do projeto/autor apoiado dentro da própria ferramenta.

Rede de afiliados

Muita gente vê sites de afiliados como Hotmart apenas como fontes de cursos online e revenda de infoprodutos e de fato, seu foco é esse. Mas também pode funcionar como venda de livros digitais e, consequentemente, RPGs.

Sites como Hotmart, Eduzz e Monetizze apresentam ferramentas de vendas online consolidadas e, com a estratégia certa, é possível até mesmo escalonar seu jogo para vendas terceirizadas caso alguém se interesse em divulgá-lo por uma porcentagem dos lucros.

Site e Loja própria

Muitas editoras evitam terceirizar suas vendas de PDFs com a construção de lojas próprias e você também pode fazê-las.

Administrar um domínio online e especialmente uma loja é naturalmente mais complexo do que apenas hospedar os produtos como em um marketplace. Mas também evita taxas adicionais que estes sites te cobrariam pela facilidade das ferramentas.

Outra questão é a liberdade. Uma loja online funcionará da exata forma que você quiser, seja nas ferramentas, marketing, design ou formas de venda, o que pode ser muito bom ou terrível, dependendo apenas do seu conhecimento.

Redes Sociais

É perfeitamente possível lucrar com pdfs usando apenas redes digitais. Como um infoproduto não requer envios e prazos de espera, o trabalho é apenas de marketing.

O importante é saber o objetivo e nicho de cada rede que entrará. Facebook tem seu marketplace, mas no caso de PDFs de RPG, você provavelmente irá querer fazer propaganda em páginas e grupos (talvez até criar o seu) sobre isso, enquanto no Instagram uma boa constância de postagens com artes e textos chamativos será fundamental.

Venda direta

A boa e velha venda direta, o trabalho direto de contato com seu cliente será similar ao uso de redes sociais, mas conectando também ferramentas de comunicação via chat, ligação ou até mesmo presencial.

Hoje em dia, com acessos a aplicativos como WhatsApp e Telegram, não é impossível vender pdfs por transações rápidas como PIX sem qualquer taxação adicional. É claro, você precisará ser confiável e buscar seu público, além de ser pouco escalonável, mas para um começo é bastante interessante.

Ad

Image content of the Website

Considerações finais

Qual o melhor método?

A melhor ferramenta vai depender exclusivamente do seu objetivo. De modo geral, um perfil no DriveThru RPG e Itch.io ajudará qualquer um — do pequeno ao grande criador de jogos, todos terão espaço e público para o site.

Caso já tenha uma boa base de fãs do seu trabalho, talvez um site ou loja online consiga evitar taxações de serviços adicionais como os dois acima, além de permitir a personalização de promoções e estratégias de marketing.

Se estiver apenas querendo um dinheiro extra, mas sem ambição, redes sociais e venda direta são o suficiente e, caso veja futuro, siga para os outros passos.

Outros caminhos

Editoras profissionais podem abraçar seu projeto e até começar parcerias com novos trabalhos caso apresente bons resultados, mas não é algo que conseguirá com facilidade sem uma base de fãs já estabelecida.

Gráficas podem imprimir seu trabalho e algumas com foco online fazem, inclusive, o envio para clientes com impressões sob demanda. Se quiser adicionar versões físicas ao seu jogo, uma pesquisa sobre esse tema pode ser bastante viável. Mas não se engane, um livro impresso com qualidade requer bastante trabalho e investimento de tempo e dinheiro.

Marketing

Independente da forma que escolha, o marketing é fundamental. RPG não é mais um hobby desconhecido e ganha cada vez mais espaço como um hobby fora da bolha nerd que sempre esteve.

Estude sobre propaganda, estratégias de marketing, definição de público alvo e tudo que sua ferramenta escolhida pode oferecer para te ajudar. Mesmo as mais práticas como marketplaces darão um lucro significativamente maior se você for capaz de trazer público por conta própria.

Métodos de pagamento

Existem muitas formas de pagamento online atualmente e cada opção acima terá uma ou mais disponível para seus clientes.

Serviços nacionais usarão opções de Débito, Crédito, Boleto e PIX, o que pode envolver ou não empresas focadas nisto como o PayPal ou Mercado Pago, por exemplo.

Já serviços com foco internacional como o DriveThru e Itchi.io focam em cartões de crédito internacionais, o que globaliza a obtenção do produto, mas limita nacionalmente a compra, já que nem todos terão acesso a esse tipo de cartão, ainda que esteja cada vez mais fácil obtê-los.

Dessa forma decida também a partir disso, não adianta ter um público e escolher uma plataforma que dificulta seus pagamentos.

E é só começar a vender

O fim do Dungeonist foi uma perda trágica para o comércio nacional e torço para que um novo marketplace surja em breve, mas enquanto isso essa lista ajudará todos que buscam formas de monetizar seu trabalho online sem tanta dor de cabeça.

E você, já tem alguma loja online de RPG ou pretende começar? Nos deixe saber! Quanto mais experiências melhor para todos.