Role-playing game

Opinion

Ferramentas de criação de mapas e grids de batalha para o seu RPG

, Comment regular icon0 comments

Este artigo reúne dicas de sites e ferramentas que podem auxiliar os Mestres e Narradores a criarem digitalmente mapas que possam ser utilizados nas sessões de RPG.

Edit Article

Caso você seja fã de Tolkien, deve saber que antes de criar a narrativa presente nos livros “O Hobbit” e “Senhor dos Anéis” ele elaborou o mundo em que essas histórias ocorreriam. Parte dos mestres e narradores de RPG absorveram esse hábito de preparar previamente os cenários e mapas que serão utilizados em seus jogos. Mesmo que eu não seja adepto desta forma de organizar uma mesa de RPG, busquei apresentar neste texto algumas ferramentas que possam vir a te ajudar a elaborar mapas e cenários para a sua campanha.

Ad

Azgaar

Image content of the Website

Este gerador de mapas lhe proporciona uma facilidade para criar mapas de mundos para jogos de Fantasia apresentando ferramentas como cálculos métricos de viagens entre dois pontos, elaboração de mapas culturais, políticos (destacando fronteiras entre reinos/ estados), de biomas (destacando a vegetação e relevo de cada região) ou tipográfico (indicando apenas o relevo de cada local).

Neste site, você pode gerar um mapa de forma aleatória ou pode optar por criar e customizar o seu próprio mapa do a partir do zero, basta apenas utilizar os recursos ali disponíveis.

Azgaarlink outside website

Dave’s Mapper

Image content of the Website

Este recurso oferece a possibilidade de gerar mapas de masmorras, cavernas, vilas, cidades medievais ou futuristas e de naves espaciais. Esta ferramenta possui uma maneira fácil de exportar as imagens salvas para o hd de seu computador.

Dave's Mapperlink outside website

Inkarnate

Image content of the Website

O site, mesmo em sua versão gratuita, oferece muitas opções para você criar o seu mapa do zero caso se disponha a dedicar um tempo para isso. Em compensação, o resultado acaba sendo visualmente agradável e interessante para os jogadores.

Em último caso, existe também a possibilidade de você acessar imagens criadas por outros usuários da plataforma, e caso lhe interesse utilizá-las em sua mesa de jogo.

Inkarnatelink outside website

Random Dungeon Generator

Image content of the Website

Ferramenta elaborada pela Wizards of the Coast para gerar masmorras de forma randômica. Este recurso, além de criar um mapa, elabora uma lista de monstros e desafios de acordo com o nível de dificuldade selecionado pelo Mestre.

Infelizmente, constam neste site as regras da edição 3.5 do jogo, mas fica uma espécie de menção honrosa nesta lista já que pode vir a ser útil para os jogadores desta edição (ou para quem tenha paciência de fazer a conversão das informações para as edições mais atuais).

Dungeon Generatorlink outside website

Worldgrapher

Image content of the Website

Este programa possibilita ao narrador que desenvolva mapas simples, mas que caem como uma luva para qualquer campanha de fantasia baseada em hexcrawl mesmo em sua versão gratuita.

Worldgrapherlink outside website

Watabou

Image content of the Website

Ferramenta simples e útil para elaborar mapas de cidades medievais que podem ser utilizados em sua campanha. Apesar de não oferecer a possibilidade de criar imagens coloridas, o site é bem eficiente e simples de ser utilizado e cumpre muito bem o seu propósito.

Wataboulink outside website

Ad