Role-playing game

News

RPG de Mulherzinha: evento online e beneficente mostrando as mulheres no RPG

, updated , Comment regular icon0 comments

Informações do evento on-line que reunirá mulheres jogadoras de RPG.

Edit Article

Acredito que não seja necessário começar esse texto tratando da existência entre os brasileiros de uma concepção extremamente conservadora de que jogos, assim como qualquer atividade associada ao universo geek, são atividades destinadas aos homens e que mulheres não deveriam se interessar por eles.

O problema é que esta concepção acaba por ocultar o fato de que diversas mulheres se interessam por jogos analógicos e eletrônicos, trabalham nessa indústria e produzem conteúdos sobre seus hobbies tais como streaming e blogs. Também acho desnecessário trazer o fato de que quando não são invisibilizadas, elas são tratadas de maneira preconceituosa e até mesmo agressiva em alguns momentos. Por ser uma pessoa LGBT, confesso que sei muito bem o que elas estão sujeitas a enfrentar toda vez que resolvem jogar RPG.

Ad

Em uma tentativa de demonstrar que há espaços seguros para mulheres jogarem RPGs e fazer streaming de suas sessões de jogos, entre os dias 13 e 22 de agosto ocorrerá o evento RPG de Mulherzinha.

De acordo com Naomi, uma das organizadoras e narradora de RPG no projeto Contos lúdicos, os primeiros dias do evento serão destinadas a atividades programadas pela organização deste evento virtual, contudo qualquer mulher (cis ou trans) pode inscrever a sua mesa de RPG, ou uma mesa redonda, com outras mulheres para os dias 16 e 21 de agosto.

Todas as lives inscritas irão receber um media kit contendo artes a serem utilizadas nas lives do evento, assim como um QR Code para a audiência fazer doações, que serão revertidas para o Projeto Vale PCD. Cada cinco reais de doações (cujo comprovante for enviado para rpgdemulherzinha@gmail.com) vira um ticket para concorrer aos inúmeros sorteios que vão rolar no dia 22. O Projeto Vale PCD é uma iniciativa que busca mapear locais frequentados por pessoas LGBT+ que sejam acessíveis e pode ser encontrado no Instagram @pcdvale.

Dados do evento

RPG de Mulherzinha.

Data: 13 a 22 de agosto

Evento Virtual

Instagram do evento: @rpgdemulherzinhalink outside website

Para inscrever um evento é necessário o fazer por meio deste linklink outside website.

Image content of the Website

Organizadoras

Clarissa Pignolati, Clari é engenheira e feminista, uma das donas do @mimicodesdentado, defensora de narrativas diversas, inclusão e diversidade.

Naomi Maratea, advogada e narradora de RPG do projeto @contosludicos. Ativista e voluntária pelos direitos LGBTQIA+.

Helena Gomes, Lena é artista e professora. Uma das donas e narradora do @mimicodesdentado.

Laura do Pântano, uma das donas do canal @atavolarpg com foco em RPG, formada em cinema e animação, apresentadora do Bruxas do Pântano, um programa que apresenta o trabalho de diversas mulheres do meio do RPG.

Regina Galdino, criadora do Feministream e uma das donas do @mimicodesdentado, (quase) cientista das religiões e é incentivadoras de mais mulheres ocuparem espaços ativamente do cenário de RPG.

Cronograma parcial de atividades

Data Hora EventoLink
13/0821hAbertura: bate papo das organizadoras e mesa de RPG com a narradora ClarissaTwitch Contos Lúdicoslink outside website
14/0813hMesa redonda - Mercado editorial de RPGTwitch Contos Lúdicoslink outside website
14/0815hMesa de Rastros de CthulhuTwitch Tavolalink outside website
14/0819hMesa Redonda: Como começar a narrar?Twitch Feminstreamlink outside website
14/0821hMesa de Tordezilhas RPG narrada por HelenaTwitch Mímico Desdentadolink outside website
15/0813hMesa Redonda sobre Criação de conteúdoTwitch Tavolalink outside website
15/0815hMesa de Trails of Equestria narrada por NaomiTwitch Contos Lúdicoslink outside website
15/0819hMesa redonda sobre Criação de Cenários para RPGTwitch Mimico Desdentadolink outside website
15/0821hMesa de Monsterhearts RPG narrada por ReginaTwitch Feministreamlink outside website
22/0821hFinalização com as organizadoras do evento e realização dos sorteiosTwitch Tavolalink outside website

Ad